22 de junho
2015
Qualquer forma de expressão artística proporciona o desenvolvimento de emoções e sentimentos à vasta maioria dos seres humanos. É um momento único em que o indivíduo está interconectado com sua mente, habilidades e prazeres, de forma a tangibilizar todas essas sensações. E é impressionante como a qualidade do trabalho está diretamente relacionada com o nosso lado emocional. A obra de arte acaba trazendo à tona as emoções do indivíduo.
E por que isso acontece? Alguns fenômenos físicos estão atrelados à esse evento. Por exemplo, as cores são ondas eletromagnéticas que ativam emoções através de ondas psíquicas. Ou seja, pode-se vincular a presença de cores nas expressões criativas como representações de nossos afetos.
A intensidade da cor, de acordo com critérios de tonalidade, claridade e saturação imprime a vibração ou a frequência natural dos nossos estados psíquicos. A cor é uma característica da percepção visual dos seres humanos, portanto, possui uma característica de sensação como fenômeno no corpo.
Através dessa percepção visual, a sensação produzida pelas cores em nosso corpo é sentida ao nível psicológico como sentimento, seja de amor, ódio, calor, repulsa, prazer ou desprazer.
Indo mais além, estudos revelam que a expressão plástica possui efeitos terapêuticos, auxiliando também em como lidar com certos problemas e comportamentos. A junção da arte com a terapia resulta em um processo que utiliza a arte como meio para que o indivíduo possa expressar sentimentos, ideias, espontaneidade, personalidade ou conflitos. Esse processo leva em consideração o ritmo de cada pessoa.
Existem várias técnicas e materiais utilizados na Arteterapia, cada um com um propósito específico. Segundo Érika Nobre, “quando a pintura flui, fluem ali, emoções e sentimentos. A esfera afetiva emocional está mais abrangente, pois as pinceladas lembram o fluxo respiratório, a vida”.
Dentre os possíveis materiais a serem utilizados para pintura, destacam-se:
Notem que a arte está fatalmente presente em nossas vidas, principalmente como forma de comunicação. É através dela que os artistas se expressam, seja por prazer, inspiração ou até mesmo com intuito de provocar reações ou explicitar ideias. Às vezes conseguimos até perceber o que o autor da obra estava vivendo no momento em que a criou e o que ele quis nos mostrar com seu trabalho.
Gostaram? Venha experimentar essas sensações com a gente na FaçArte!